segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vocês queriam o melhor e vocês conseguiram o melhor, a banda mais quente do mundo: "KISS"

Nada mais justo que estrearmos este blog falando da banda Kiss.
Pra quem não conhece, o Kiss é uma banda de hard rock formada em 1973 na cidade de Nova York. A banda ficou mundialmente conhecida por sua música e também por suas maquiagens.
Desde o início, os fundadores Gene Simmons e Paul Stanley deram muita importância ao marketing que seria usado para promover a banda. Nos primeiros shows, o Kiss era alvo de deboche e piadas, mas chamavam a atenção de muita gente não só pela estética, mas por que mesmo no começo, pareciam ter grande sucesso.
A primeira ação de marketing usada pela banda foi para promover seu primeiro show de grande porte. Contrataram a popular banda Brats para abrir o show e, mesmo completamente endividados, alugaram uma limusine para chegar ao local em grande estilo. Dezenas de jornalistas e produtores compareceram ao show, curiosos para descobrir quem eram os desconhecidos músicos que haviam contratado uma banda famosa para abrir o seu show. Deu certo. Depois desse episódio eles conseguiram um contrato e assinaram com uma gravadora.
O primeiro álbum da banda apenas intitulado de Kiss não fez muito sucesso, o segundo Hotter than Hell já obteve mais aceitação do público, mas nada se compara ao fenômeno Alive! um álbum duplo gravado ao vivo lançado em 1975 que vendeu mais de 15 milhões de cópias. Nesta época além das maquiagens e das botas com saltos altíssimos, os shows da banda eram um espetáculo extremamente elaborado, havia guitarras que soltavam fumaça, pirotecnias e Gene Simmons com sua língua enorme cuspindo sangue, além de um imenso letreiro luminoso com o logotipo da banda. A partir de Hotter Than Hell Tour, uma mensagem acompanha todos os shows da banda. Sempre ao início de cada apresentação, um mestre de cerimônias berra a seguinte frase: "You Wanted the Best and You Got the Best. The Hottest Band in the World, Kiss!" - , traduzindo: "Vocês queriam o melhor e vocês conseguiram o melhor, a banda mais quente do mundo, Kiss". Esta repetição constante de mensagem tornou-se emblemática na carreira da banda.
Em meados de 1974 surge o empresário Bill Aucoin, que passa a controlar os negócios do Kiss. A partir daí, começam a aparecer vários produtos com a marca do Kiss e em 1978 os integrantes viram personagens de uma revista em quadrinhos. No meio da década de 80 quando a banda sofreu com a queda de popularidade e com sua sonoridade perdida, em um golpe publicitário, apareceram pela primeira vez sem maquiagem. Em 1996 tiveram um impacto grande quando, sem ninguém esperar, apareceram fantasiados e maquiados.
 O Kiss com várias estratégias de marketing e pela criação dos seus personagens conseguiu alcançar níveis incríveis de popularidade e manter suas identidades secretas por mais de uma década.
Atualmente, a banda tem mais de 3.000 produtos licenciados, entre os mais inusitados estão babadores, pijamas, capacete, preservativos e até caixão. Entre os anos de 2005 a 2010 só a venda destes produtos gerou um lucro de 500 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário